Se você é fã do vinho Benedetti, já sabe que colocamos a qualidade da bebida sempre em primeiro lugar. Tudo é feito com muito carinho e higiene, seguindo os princípios tradicionais de produção.
Inclusive, para que você puxe a rolha de vinhos saborosos e marcantes, esse processo é bem específico. Que tal conhecer algumas curiosidades a respeito dele? Assim, você descobre parte do trajeto para ter um bom vinho em sua mesa. Vamos lá!
1. São necessárias 300 uvas para produzir uma garrafa de vinho Benedetti
É isso mesmo! Seja qual for o tipo da bebida, é preciso usar, em média, 300 uvas para que uma única garrafa de vinho Benedetti fique pronta.
É por este motivo que as uvas viníferas, destinadas apenas para essa produção, ocupam a posição de número 1 entre todas as frutas do mundo, quando se trata de área cultivada ocupada. A dimensão é proporcional a todo o planeta, acredite.
2. Há uma diferença entre amadurecer e envelhecer vinhos
Embora sejam sinônimos, amadurecer e envelhecer vinhos são coisas diferentes na prática. Um vinho amadurece quando é colocado em barris de carvalho, como é o caso do vinho Benedetti. Ou ainda, em cubas de aço inoxidável.
O envelhecimento só começa mais tarde, quando a bebida está engarrafada. Essa questão ainda varia conforme a armazenagem da garrafa. É preciso conservá-la na temperatura ideal, um pouco mais alta que a ambiente, mas não tão frio quanto a de uma geladeira.
3. A maturação da uva interfere na qualidade do vinho
A produção de vinhos começa na colheita das uvas. E é fundamental que isso ocorra no momento certo. Se estiverem verdes demais ou maduras demais, a bebida sofre as consequências.
Afinal, são elas que contêm a potência do vinho. Um vinho ruim pode ser feito de boas uvas, mas um bom vinho jamais é proveniente de uvas ruins. Lembrando que as frutas podem até ser colhidas por máquinas, mas sempre são selecionadas manualmente, para que folhas e unidades podres não sejam utilizadas.
4. É a fermentação que diferencia o vinho branco do tinto
O processo de produção ainda tem uma fase de fermentação. Ela é responsável por diferenciar o vinho tinto do vinho branco, e de espumantes e champanhes.
O vinho tinto tem as uvas fermentadas juntamente com suas cascas, enquanto o branco tem o suco separado da casca primeiro. O vaso de fermentação fica cheio de uvas, que posteriormente serão pisadas. É a casca que dá a tonalidade arroxeada para a bebida nesse momento.
5. O barril de carvalho interfere no sabor final
A maioria dos vinhos é colocada em barris de carvalho por algum tempo, antes do encaminhamento para engarrafar. Eles variam de tamanho e de forma, mas a qualidade do carvalho interfere diretamente no sabor da bebida.
Quanto maior e mais antigo, menos aspecto de carvalho o vinho tem. O que também muda de acordo com a proposta da fábrica e da bebida, por isso existem tantas opções no mercado.
A produção de vinhos tem mesmo um processo interessante, não é mesmo? Essa é só uma amostra das etapas pelas quais o vinho Benedetti passa até ser colocado para a venda. O restante, não contamos, pois é segredo de família!
Quer conhecer outros produtos que fazem parte da nossa tradição? Curta nossas páginas no Facebook e no Instagram e acompanhe mais novidades.