O estado de São Paulo acaba de marcar um momento histórico ao realizar 1º Edição do concurso de qualidade da Cachaça, reunindo 78 rótulos para uma avaliação sensorial de 20 jurados, incluindo representantes do Departamento de Agricultura, especialistas e conhecedores da bebida. O concurso busca destacar as melhores cachaças em três categorias distintas: envelhecida, branca e amarela. Entre os destaques deste concurso foram as cachaças produzidas pela Fazenda Benedetti que conquistou três medalhas, reafirmando a qualidade e tradição desde 1929.
A 1º Edição do concurso de qualidade de Cachaça do estado de São Paulo
No dia 03 de dezembro de 2024, São Paulo sediou o 1º Edição do concurso Estadual da Cachaça, um evento histórico que celebrou a excelência da produção da bebida no estado. A competição não apenas destacou os melhores produtores, mas também elevou o perfil da cachaça de alambique paulista no cenário nacional e internacional. Foram reunidos 78 rótulos e avaliados por 20 jurados de forma sensorial, para escolher a melhor cachaça nas categorias: envelhecida, branca e amarela. Entre a comissão de jurados estavam representantes do Departamento de Agricultura, especialistas e apreciadores de cachaça.
Uma das juradas, Aline Bortoletto, pesquisadora e co-autora de 20 artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais relevantes na área e 8 livros técnicos na área de alimentos e bebidas, com destaque para o capitulo cachaça e rum do livro publicado no Reino Unidos em 2023.
O concurso representou um marco significativo para o setor da cachaça de alambique, promovendo não apenas a competição saudável, mas também incentivando a busca contínua pela excelência na produção. A participação de 78 rótulos demonstram a riqueza e variedade da cachaça paulista, reafirmando seu lugar de destaque na cultura e economia do estado, que representa 45% da produção nacional.
Processo de avaliação das cachaças
Durante a avaliação sensorial, os jurados não ingerem as amostras, de forma a eliminar o líquido após a degustação. O teor alcoólico pode gerar fadiga sensorial, ou seja, afeta o paladar e prejudicar a análise. As cachaças analisadas apresentam uma ampla gama de aromas e paladares, que pode incluir notas de frutas tropicais, baunilha, mel, especiarias e tabaco dependendo do tempo de envelhecimento e o tipo da madeira utilizada. As amostras foram divididas em três categorias: envelhecida, branca e amarela, permitindo uma comparação justa entre estilos.
Conheça as 10 cachaças premiadas do Circuito das Águas Paulista
O 1º Edição do concurso da cachaça de qualidade de São Paulo trouxe à tona as melhores cachaças, destacando a excelência e diversidade deste icônico brasileiro. Entre as estrelas do concurso estão:
- Cachaça Giuseppe Benedetti Carvalho Frances – Ouro
- Cachaça do Gran Nonno Ouro – Ouro
- Cachaça do Gran Nonno Prata – Prata
- Cachaça Fina For – Ouro
- Cachaça da Torre Prata – Prata
- Cachaça da Torre Ouro – Prata
- Cachaça Dom João – Ouro
- Cachaça Pioneira – Prata
- Cachaça Traga luz – Ouro
- Cachaça Sr. Brasil Prata – Ouro
Compromisso com a Qualidade e Tradição da Família Benedetti
O sucesso no concurso reflete o compromisso contínuo com a qualidade e tradição das cachaças de alambique produzidas pela Fazenda Benedetti. A cachaça Giuseppe Benedetti carvalho Frances que conquistou selo Ouro, permanece oito anos envelhecendo e barris de madeira, finalizando 2 anos em barris novos de carvalho francês importados exclusivamente para o envelhecimento desta bebida. A qualidade sensorial da Giuseppe é sofisticada e complexa, que se destaca pelo seu aroma suave e amadeirado, com notas de amêndoas, baunilha, coco tostado e caramelo. Outra conquista com selo Ouro é a Cachaça do Gran Nonno Ouro, envelhecida por mais 10 anos em barris de carvalho Europeu de segundo uso, com cor amarelada, sabor aveludado e paladar apurado. Já a tradicional Cachaça do Gran Nonno Prata que também conquistou medalha, permaneceu armazenada em tonéis de amendoim, com cor cristalina, sabor acentuado e paladar expressivo. Como apreciador de cachaça, você pode ter certeza de que ao escolher uma garrafa premiada, está desfrutando de uma bebida que representa o ápice da tradição e qualidade brasileira.
Agradecimento especiais da Família Benedetti
Aos nossos clientes, por confiar na marca e divulgar nossos produtos. A todos os colaboradores que se dedicam direta ou indiretamente na produção, venda e divulgação de nossas cachaças e ao químico, pós-graduado João Ed. Benedetti, responsável pela elaboração, produção e padronização de todas nossas cachaças e demais bebidas.
Deseja conhecer mais sobre cachaças artesanais?
A Fazenda Benedetti, além de ser referência em turismo rural na região do Circuito das Águas Paulista, proporciona uma experiência incrível para os amantes de destilados e licores. Está esperando o quê? Venha agora mesmo nos visitar!