Dicas

Afinal, Você Conhece Cachaça Artesanal?

4 min. leitura

A cachaça é uma bebida alcoólica originária do Brasil. É muito tradicional em nossa cultura e a Fazenda Benedetti, tradicional produtora de cachaças artesanais desde 1929, vai mostrar para você um pouco mais desse assunto tão interessante.

O teor alcoólico de uma cachaça artesanal é estimado entre 38 a 48%. Nesse sentido, é uma bebida bastante forte. 

Como cachaça artesanal, esta bebida é produzida em diferentes regiões do país. Locais como Minas Gerais, Pirassununga, Paraty e Amparo-SP, estão os melhores produtores, como a Fazenda Benedetti.

As bebidas dessas regiões geralmente são envelhecidas por longos períodos de tempo para realçar seu aroma e paladar

A história da cachaça brasileira

A história dessa bebida, remonta à época da colonização portuguesa, quando os portugueses introduziram a cana-de-açúcar no país. Os escravos utilizavam a cana-de-açúcar como alternativa para obter boas energias e cumprir as tarefas impostas por seus senhores. 

A produção de cana-de-açúcar começou, portanto, no século XVI. A bebida ficou tão famosa nessa época que passou a ter precedência sobre o conhaque. Como o consumo de aguardente foi reduzido, uma alternativa que se estabeleceu para não gerar prejuízos no mercado, foi declarar a cachaça ilegal.

 

Diz-se também que a história da cachaça tem poderes curativos e está associada a rituais e superstição. Atualmente é pouco consumida fora do Brasil, com exceção da Alemanha, que é o maior consumidor no exterior.

Fazenda Benedetti – Cachaças de Alambique

Uma bebida com uma longa história

Em outro momento da história, a cachaça foi considerada a bebida dos pobres. Como dito anteriormente, isso se devia à relação de sua produção pelos escravos. Hoje, porém, esta bebida, ainda mais artesanal, tem uma reputação de alto nível.

A presença da cachaça de alambique é praticamente obrigatória em restaurantes, empórios e bares de alta gastronomia em todas as cidades brasileiras. 

Algumas bebidas são processadas de acordo com certas diretrizes de qualidade, a fim de obter alta qualidade, como a produção de cachaça de alambique da Fazenda Benedetti. 

Tradicionalmente, a bebida pode ter aroma e sabor amadeirado, apimentado, frutado entre outros. 

Atualmente, são mais de 40 mil produtores artesanais dessa bebida no Brasil. Cerca de 99% desse valor é gasto na produção de cachaça em pequenos alambiques. O 1% restante de sua produção é, portanto, industrial.

O Dia Nacional da Cachaça é comemorado no país em 13 de setembro. Essa data foi escolhida porque naquele dia, em 1661, foi cancelado o decreto que proibia a produção dessa bebida.

Como é produzida a cachaça

O processo de produção da cachaça de alambique relativamente simples, mas depende muito do produtor. Ao contrário de outras bebidas artesanais, é simplificada pela extração do caldo da cana-de-açúcar. 

Isso é feito por engenhos que são responsáveis ​​por moer a cana-de-açúcar, liberando o líquido que ela contém.

Depois de obtido o suco, é necessário misturar o líquido com a farinha de milho, mais conhecido como “fermento caipira”. É este produto que vai contribuir para a fermentação. O período de fermentação pode variar de 24 a 48 horas

Este processo é geralmente realizado em dornas de fermentação. Curiosamente, o efeito do tempo é o responsável por definir a cor da bebida. Sua cor mais característica é o dourado. No entanto, também pode assumir uma tonalidade mais transparente.

O consumo da cachaça artesanal

A cachaça artesanal é consumida entre amigos, em festas, casamentos na forma tradicional “pura”, envelhecida ou na famosa caipirinha, tão característica da cultura brasileira.

Da mesma forma, a cachaça artesanal pode ser utilizada para a produção de diversos tipos de drinks.

Qual a diferença entre a cachaça de alambique e a cachaça industrial?

A cachaça de alambique e a industrial são primas l No entanto, muitos critérios os diferenciam e, em particular, a fermentação, o envelhecimento e o tipo do processo de cada produtor.

A cachaça de alambique preza por fermentação natural ou selecionadas, preservando as condições ideais de temperatura, Ph e higiene. Além disso, é fundamental separar a cabeça (primeira parte do processo de destilação, composta por etanol e aldeídos), o coração (parte nobre do destilado, com graduação alcoólica ideal e com qualidade) e a cauda (líquido presente no processo final da destilação).

Para uma cachaça de alambique de excelência, são descartados a cabeça e a cauda, aproveitando-se apenas o coração. Todo esse cuidado resulta em uma bebida equilibrada, tanto em sabor quanto em aroma

Fazenda Benedetti – Tonéis de envelhecimento de cachaça

Por outro lado, a cachaça industrial ou sistema de coluna preza pela alta produção, ou seja, dependendo da empresa pode chegar a milhões de litros da bebida por ano.

Para corresponder à demanda do mercado consumidor, o processo de fermentação da cachaça industrial não ocorre de forma natural, mas sim com a adição de aditivos químicos para acelerar o processo de produção e até o rendimento da bebida.

A legislação exige que a cachaça tenha o teor alcoólico entre 38% a 48% e pode ser classificada branca ou envelhecida.

Com efeito, a cachaça será dita envelhecida se passar no mínimo 1 ano em tonéis de madeira, dos quais mais de 25 espécies são referenciadas. 

Você pode ver todos os tipos de cachaça circulando no mercado:

A cachaça adoçada com açúcar adicionado. Seu nível de sacarose pode ser superior à 6g por litro, mas não passa de 30g.  

Por exemplo, existe aquela que é envelhecida em inox ou barris de madeira que não dá cor. Isso pode ser chamada de “clássica”, “tradicional” ou mesmo “prateada”.

A cachaça dourada é envelhecida em barril de madeira, que atuam sobre sua coloração, valendo-lhe os títulos de “ouro”, “envelhecida”, “Premium” ou “premium extra”.

A cachaça envelhecida deve conter 50% de cachaça e passar pelo menos um ano em barril com capacidade máxima de 700L.

A Cachaça Premium é feita com 100% de cachaça envelhecida em tonéis com capacidade máxima de 700L por cerca de um ano.

A cachaça Extra Premium deve envelhecer por um período mínimo de três anos em barris de capacidade máxima de 700L 

A Fazenda Benedetti além de ser referência na produção de cachaças de alambique, desde 1929, proporciona um sabor incrível para os visitantes. Está esperando o quê? Venha agora mesmo nos conhecer!

Posts Relacionados
DicasTurismo Rural

Carnaval de Amparo: Uma Experiência Inesquecível de Cultura e Diversão

4 min. leitura
Você já imaginou vivenciar o Carnaval cheio de tradição em uma charmosa cidade do interior paulista? Amparo, conhecida por patrimônio histórico e…
Cachaça artesanalDicas

Benefícios da Cachaça Artesanal que lhe Farão um Aliado no Turismo

3 min. leitura
A cachaça ​​possui grande importância cultural, social e econômica para o nosso país. Está diretamente relacionada às culturas indígenas, africanas e portuguesas…
DicasTurismo Rural

Conheça os Benefícios do Turismo Rural e a Importância da Natureza para o Seu Bem-Estar

4 min. leitura
Estudos mostram a importância da natureza para o bem-estar e os benefícios que eles trazem. Benefícios do turismo rural Economia regional mais…