Foi-se o tempo em que degustar uma boa cachaça era apenas “coisa de homem”. Atualmente, as mulheres estão apreciando diferentes tipos de bebidas alcoólicas e, em muitos casos, o hobby se torna um empreendimento.
Isso mesmo! As mulheres estão dominando feiras, estudos e empreendendo no ramo da bebida tipicamente brasileira, a cachaça.
É claro que ainda existe muito preconceito, mas elas não se sentem intimidadas. Estudam, se aperfeiçoam e, como consequência, trazem vários benefícios para o setor, entre eles o refinamento e a qualidade da bebida.
Deseja saber como o público feminino está dominando o mercado de cachaça no Brasil? Continue a leitura!
Dados de pesquisa
De acordo com pesquisa realizada pela revista JAMA Open Network, houve um aumento de 17% no consumo de bebidas alcoólicas pelo público feminino em 2020, em comparação com o ano anterior.
Isso mostra que o mercado de bebidas no Brasil não para de crescer e que as mulheres estão cada vez mais interessadas em apreciar os diversos tipos de bebidas alcoólicas. Em muitos casos, esse hobby se transforma em trabalho, com mulheres empreendendo e criando bebidas de qualidade do zero.
Como as mulheres elevam o mercado da cachaça de alambique?
Apesar dos dados da pesquisa, engana-se quem pensa que elas querem apenas consumir. Hoje é possível encontrar mulheres empreendendo e consolidando-se no universo da cachaça.
Mas, afinal, como as mulheres elevam o mercado da cachaça artesanal?
– Refinamento da cachaça: o primeiro e principal ponto diz respeito ao refinamento da cachaça. A inserção das mulheres representa um avanço na qualidade da matéria-prima, do armazenamento, ou seja, elas buscam entender todas as etapas do processo de produção da cachaça de alambique antes de adquirir e consumir.
– Estudos acadêmicos: essa ânsia por conhecimento resulta em pesquisas acadêmicas lideradas por mulheres. Seja um trabalho de conclusão de curso, uma especialização, um mestrado ou uma tese, as mulheres pesquisam tudo sobre o tema e ajudam o setor a entender melhor sobre técnicas, matérias-primas e estratégias de inovação, sustentabilidade e vendas.
– O público feminino é mais criterioso na degustação: pesquisas mostram que o público feminino degusta a cachaça de forma lenta e exigente, ou seja, atentando-se para todas as características sensoriais da bebida: aspecto, aroma, densidade e sabor.
– Aumento do público feminino em feiras especializadas: as mulheres também dominam as feiras especializadas em cachaças. De acordo com a organização da ExpoCachaça, a mais importante feira da cadeia produtiva e de valor da cachaça, em sua 30ª edição, realizada em novembro de 2021, o público feminino representava 55% dos presentes.
Isto significa que as mulheres participaram como produtoras, representantes de marcas ou apenas degustando.
Como vimos, as mulheres estão cada vez mais interessadas no universo da cachaça, seja para apreciar ou empreender. Com seu conhecimento e métodos criteriosos elevam o mercado da cachaça de alambique.
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