O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. No frio ou no calor, no sol ou na chuva, de manhã ou a tarde, sempre vai bem um café.
Aqui na Fazenda Benedetti a colheita já começou. Cada fase do processo de produção é realizada com muito cuidado e dedicação para que todas as características e sabor único do nosso café especial sejam preservadas.
Um apreciador de café sabe que existem variedades de grãos e sabores diferenciados, mas você sabe o que é um café especial e quais são as suas características? Continue a leitura para aprender um pouco mais sobre esse café que conquistou nossos corações.
O que é um Café Especial?
De acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), “cafés especiais são grãos isentos de impurezas e defeitos que possuem atributos sensoriais diferenciados. Estes atributos, que incluem bebida limpa e doce, corpo e acidez equilibrados, qualificam sua bebida acima dos 80 pontos na análise sensorial. Além da qualidade intrínseca, os cafés especiais devem ter rastreabilidade certificada e respeitar critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e social em todas as etapas de produção”. Sendo assim, possui uma harmonia perfeita em todos os seus atributos.
Além disso, o café especial é produzido a partir da espécie arábica. Originário da Arábia ou Etiópia e cultivado em todo o mundo, o arábica se desenvolve melhor em altitudes acima de 800 m e é considerado uma planta sensível, exigindo assim cuidados específicos, desde o cuidado com o solo até a preparação do café para ser degustado.
A espécie Coffea arábica, um dos melhores grãos, produz um café requintado e de alta qualidade.
Características do Café Especial
Agora que você já sabe o que é um café especial e que ele passa por uma rígida avaliação que começa desde o processo de produção até chegar ao consumidor final, é importante conhecer as suas principais características. Acompanhe!
Amargor: um café especial tem um amargor equilibrado.
Torra: diferente do café tradicional, que possui a torra bem escura para esconder imperfeições, o café especial costuma ter a torra média.
Acidez: a torra influencia no resultado. A torra mais clara acentua a acidez natural do grão.
Aroma: marcante e bem acentuado, o aroma pode ser floral, cítrico ou achocolatado. Tudo vai depender da variedade do café.
Doçura: é comum que os cafés especiais tenham notas de caramelo e chocolate, sendo assim não precisam ser adoçados.
Corpo: o café especial é considerado mais encorpado.
Sabor: é resultado da combinação do gosto e do aroma do café, característica muito importante para a avaliação do grão.
Café Especial da Fazenda Benedetti
Aqui na Fazenda Benedetti o amor por café é passado de geração em geração. Acompanhamos de perto todos os processos da produção do café, que vão desde o cuidado com a terra, o plantio, a florada, a colheita, o processamento até a torra. É um trabalho diário que exige paciência, dedicação e claro, muito amor.
O grão do nosso café possui o corpo licoroso, de baixa acidez, gosto caramelado com fundo frutado. Um sabor suave e inconfundível!
Toda a dedicação da família resultou no 1° lugar no 13° Concurso de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista, na categoria micro lote, com uma pontuação acima de 84 pontos. Incrível né?!
Ficou com água na boca e quer experimentar o café especial da Fazenda Benedetti? Acesse a nossa loja virtual ou visite a fazenda e vivencie essa experiência em nossa cafeteria.