O cappuccino é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Vai bem no café da manhã, após o almoço ou à tarde, não é verdade?
Apesar de usarmos o nome italiano, você sabia que a bebida foi criada na Áustria? Isso mesmo, os primeiros relatos sobre o cappuccino são do século XVI, na região da Áustria.
Quer saber um pouco mais sobre essa história? Então continue a leitura!
História do cappuccino
Entre os séculos XVI e XVIII, durante a expansão Islâmica na Europa, o exército impediu a entrada dos invasores em Viena, na Áustria. Em sua rápida fuga, deixaram várias sacas de café, que eram utilizadas na preparação da bebida para ajudar a aquecer e dar energia.
Os grãos já estavam torrados e, no gosto dos europeus, era amargo em excesso. Para aproveitar os grãos de café, o monge italiano Marco D’Áviano – uma das personalidades que mais resistiu à invasão – decidiu misturar o café com leite e mel. Dessa combinação de sabores surgiu o cappuccino.
Além de criar a bebida, o monge italiano Marco D’Áviano também foi o responsável pela origem do nome, confira:
- Cappucio: significa capuz
- Ino: espécie de diminutivo
A soma das duas expressões gerou a palavra cappuccino ou pequeno capuz, que é uma homenagem à Ordem Capuchinha de Monges Franciscanos, assim como uma referência à cor de suas vestimentas – marrom.
Evolução do
Foi apenas no século XX que o cappuccino chegou na Itália e se popularizou com a receita que conhecemos hoje.
Com o passar do tempo também, a técnica foi se aprimorando e com a ajuda da máquina de café espresso se consegue uma textura e doçura que não é comum no leite normal.
Nas décadas de 80 e 90, o americano David Schommer e o italiano Luigi Lupi revolucionaram a forma de apresentação do cappuccino com as primeiras técnicas de latte art. Basicamente, essa técnica consiste em aquecer o leite até a temperatura correta, formando um creme sem bolhas que permite um desenho na superfície da bebida.
Além dos ingredientes principais café e leite, a receita se mantém ao longo do tempo, mas é claro que cada cafeteria tem a sua própria receita, como por exemplo a adição de canela e chocolate em pó.
Visite a Fazenda Benedetti
E aí, ficou com vontade de tomar um cappuccino depois de conhecer a história da bebida?
Então vem para a Fazenda Benedetti provar o Cappuccino Benedetti, entre outras bebidas com café, como por exemplo: café com leite Benedetti, café duplo Benedetti, café especial com chantilly, café espresso Benedetti, café sem pressa, cappuccino gelado e muita mais!
Sabe o que é melhor? Você pode tomar um delicioso cappuccino ao ar livre, pois a Fazenda Benedetti é cercada por muita natureza. Tudo pensado para deixar a sua experiência ainda mais especial. Esperamos você!
Siga a Fazenda Benedetti no Instagram e no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!