Estudos mostram a importância da natureza para o bem-estar e os benefícios que eles trazem.
Benefícios do turismo rural
- Economia regional mais diversificada, principalmente através da instalação de micro e pequenos empreendimentos;
- Melhoria na qualidade de vida das famílias que trabalham engajadas nos processos turísticos;
- Menor incidência de êxodo rural;
- Geração de intercâmbios culturais regionais;
- Mais postos de trabalho gerados através dos empreendimentos rurais;
- Melhorias nas condições de infraestrutura rural de transportes de cargas e passageiros;
- Valorização do trabalho rural e suas práticas afins;
- Campesino com maior autoestima ao ser valorizado;
- Resgate dos hábitos de raízes familiares, principalmente em locais de origem;
- Momentos de contemplação de paisagens e relaxamento;
- Práticas de exercícios físicos e esportes;
- Mais cultura histórica, geográfica e culinária ao turista.
Bem-estar
O bem-estar refere-se à sensação de prazer e felicidade resultante da satisfação dos seus desejos e da ausência de preocupações.
É um conceito presente numa pessoa que expressa satisfação com a vida, frequentemente com afeto positivo e uma relativa ausência de afeto negativo.
- Multidimensional: incorpora as seis dimensões relacionadas à sensação de bem-estar: espiritual, físico, mental, emocional, social e ocupacional;
- Holístico: foca o bem-estar de uma pessoa em seu caráter integral, enfatizando aspectos como mente, corpo e espírito trabalhando em harmonia;
- Constantemente Mutável: não é um estado estático, estando em constante busca de melhores níveis;
- Individual: conceito pessoal, porém influenciado pelas condições externas;
- Influenciado pelo ambiente: relacionado às condições do ambiente;
- Autorresponsabilidade: cada ser tem a responsabilidade de cuidar de si incorporando comportamentos capazes de promover um alto nível de saúde.
Turismo e bem-estar
Má nutrição, excessos, estresse, consumo excessivo de álcool e interrupção de exercícios regulares estão relacionados às férias. Por outro lado, com a crescente procura por estilos de vida mais saudáveis, existe um “interesse por viagens que conduzam a uma vida mais saudável”.
Benefício da natureza
O turismo rural privilegia o contato direto com a natureza, a agricultura e o meio rural. Campos verdes, montanhas, lagos, rios, cascatas e formações rochosas são paisagens comuns neste tipo de turismo.
As atividades incluem caminhadas, esqui, passeios a cavalo e esportes de aventura. Para quem quer se aventurar na natureza, essa é uma ótima opção e diferente de tudo que você está acostumado.
- Ajuda na parte física: viver perto da natureza pode fazer maravilhas pela sua saúde. Conclui-se que as pessoas que vivem em espaços verdes têm uma taxa de mortalidade 12% menor do que aquelas que vivem em centros urbanos mais arborizados.
- Melhora a saúde mental: especialistas sugerem que um fator que reduz a mortalidade é a promoção da saúde mental. Morar perto do mar ou do rio pode reduzir o estresse. Conectar-se com a natureza pode nos conectar ainda mais à experiência e à presença.
- Reduz estresse: mesmo que você não viva em áreas florestais, visitar áreas verdes pode fazer muito pela sua saúde.
- Ajuda no processo de cura: as operações médicas são um fardo devido à dor, mal-estar, medo de condições de risco de vida e os processos de recuperação muitas vezes demorados, pensando nisso, e com o anseio de melhorar a vida de seus pacientes, um hospital sul-coreano realizou um experimento expondo plantas ornamentais a 45 pacientes em recuperação de cirurgias. As pessoas que permaneceram em quartos com plantas tiveram pressão arterial mais baixa, menos dor, ansiedade e fadiga, e foram mais positivas, mais felizes e mais satisfeitas.
- Bom para a memória: um estudo realizado pela Universidade de Michigan, onde dois grupos de estudantes foram submetidos a testes de memória curta e um deles foi enviado para caminhar em áreas arborizadas, enquanto o outro em uma área urbana. Quando voltaram, o mesmo teste de memória foi usado, e o desempenho do grupo exposto à natureza durante o teste melhorou 20%, enquanto o “time urbano” não apresentou melhorias significativas.
- Melhora a concentração: em um estudo realizado em 1991, três grupos diferentes foram divididos em situações distintas: um deles foi enviado para passar alguns dias fora de casa, o segundo concentrou suas atividades na paisagem urbana e o terceiro continuou apenas com as tarefas diárias. A concentração de todos foi então testada. Você sabe quem acabou por ser mais focado? Aqueles que estiveram em contato com a natureza.
- Beneficia a saúde das crianças: além dos benefícios óbvios que as crianças obtêm da exposição à natureza – diversão, sociabilidade e compreensão do meio ambiente – essa exposição também pode afetar uma parte muito prática da saúde das crianças pequenas: a visão.
- Faça exercícios: um exercício na natureza analisou os efeitos da atividade ao ar livre na saúde mental de 1.252 pessoas, incluindo homens e mulheres de várias idades. A autoestima e o humor melhoraram em todos os participantes, sendo o primeiro mais perceptível nos jovens e portadores de doenças emocionais.
- O sol: A vitamina D é importante para a saúde mental e o organismo só consegue produzi-la quando exposto ao sol. Muitas vezes ouvimos falar de depressão sazonal em partes menos ensolaradas do globo e podemos pensar no aspecto ambiental.
Quer saber os benefícios do turismo rural e como a natureza é importante para o seu bem-estar? Venha conhecer a Fazenda Benedetti e aproveite!