Você já parou para pensar como a cerveja artesanal é feita? E quais são os principais ingredientes?
Se você está iniciando agora no universo da cerveja, saiba que é fundamental conhecer esses itens, afinal, são eles que garantem sabor, aroma e corpo para a bebida mais consumida do país e do mundo.
Existem cervejas de vários tipos e sabores, mas, basicamente, elas são feitas com água, malte, lúpulo e levedura. Para te ajudar a entender melhor o assunto, preparamos um guia com os principais ingredientes da cerveja artesanal, confira!
Um pouco de história
Antes de falarmos dos ingredientes, vamos te apresentar um pouco de história. No dia 23 de abril de 1516, o duque Guilherme IV da Baviera, promulgou a Reinheitsgebot ou Lei da Pureza da Cerveja.
Essa lei instituiu que a cerveja pura deveria ter apenas água, malte de cevada e lúpulo. A levedura foi adicionada anos depois à receita, assim como frutas e especiarias.
505 anos depois, a receita continua sendo seguida à risca pelos produtores de cerveja artesanal, garantindo pureza e muita qualidade.
Ingredientes da cerveja artesanal
Apesar de existir vários rótulos de cerveja artesanal, a base de ingredientes é sempre a mesma. O que diferencia é a quantidade dos componentes, como são inseridos e o tempo de produção. E, é claro, os itens especiais.
Pronto (a) para conhecer os ingredientes? Então vamos nessa!
- Água
Fundamental na produção, a água representa 90% da cerveja. Antigamente tinha-se o mito de que para conquistar uma bebida de qualidade era preciso que a água fosse de uma fonte específica, mas hoje existe tecnologia suficiente para tratar e ter uma água excelente.
Recomenda-se que o líquido seja filtrado, sem cloro e, de preferência, com PH entre 5,2 e 5,5.
- Malte
O malte é a base da cerveja e dele se retiram os açúcares que serão transformados em álcool pelas leveduras. O grão é umidificado, germinado, seco e torrado.
Existem vários tipos de secagem do malte e cada um influencia de uma forma diferente na cor e no corpo da cerveja artesanal. A cevada é o mais utilizado e o que mais possui proteína, mas também é possível produzir a bebida com milho, aveia e trigo.
- Lúpulo
Extraído da planta Humulus Lupulus, o lúpulo é o ingrediente que adiciona características sensoriais para a cerveja artesanal, como amargor, aroma e sabor.
Apenas as flores femininas podem ser usadas na produção e, quanto mais lúpulo, mais amarga é a bebida. É um conservante natural e possui propriedades bactericidas.
- Levedura
A levedura são microorganismos responsáveis pela fermentação da cerveja, ou seja, consomem o açúcar produzido pelo malte no início do processo, transformando-o em gás carbônico e álcool.
A levedura também acrescenta sabor e aroma para a bebida e é responsável pela divisão dos tipos de cerveja:
Ale: alta fermentação
Lager: baixa fermentação
Onde comprar cerveja artesanal?
Água, malte, lúpulo e levedura formam a receita base de uma cerveja artesanal. Também podem ser adicionados ingredientes especiais, como ervas, frutas e especiarias, elevando a harmonização e a experiência de degustar esta bebida.
Ainda não conhece as cervejas artesanais da Fazenda Benedetti? Então clique aqui para conhecer e adquirir nossas opções!
Em nosso site ou na fazenda Benedetti você encontra a Pilsen Benedetti, a Stout Benedetti, a Session IPA Benedetti, a Weiss Benedetti e muito mais!
Siga a Fazenda Benedetti no Instagram e no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!