Em festas de família, comemorações de conquistas e eventos corporativos, há sempre uma garrafa de bebida refrescante e borbulhante para estourar. Mas será que você sabe o que está bebendo?
É normal confundir espumante e champanhe! De fato, as propriedades de ambas as opções são bem parecidas — assim como o sabor —, mas é possível diferenciá-las em alguns detalhes. Tem curiosidade em saber quais são eles?
Então este artigo é para você! Continue a leitura e tire suas dúvidas de vez.
O que é espumante?
O espumante é um vinho que passa por uma segunda fermentação. Esse procedimento acontece em cubas de aço inox ou então na própria garrafa.
A primeira fermentação, que transforma o açúcar natural da uva em álcool, acontece em qualquer tipo de vinho. Mas a segunda serve apenas para dar aquele toque efervescente característico da bebida.
Existem vários tipos de espumantes, que passam por outros processos além desses. E assim, têm seu sabor ressaltado, um nível de efervescência maior ou alguma essência especial acrescentada na receita.
Os espumantes ainda podem ser classificados de acordo com a sua doçura. Essa é, inclusive, uma ótima dica para que você acerte no sabor que mais gosta. Não existe um melhor ou pior, apenas o que agrada ao seu paladar. Veja só:
Espumante Nature
Nessa classificação, apenas 3 gramas de açúcar por litro estão na composição. Ou seja, o uso do ingrediente é bem leve.
Espumante Brut
No espumante Brut, o uso de açúcar cresce. Você encontra de 8 a 15 gramas por litro, e ele é o mais comum, além de ser o mais parecido com um vinho seco sem efervescência.
Espumante Sec ou Demi-Sec
Nesta variação, o açúcar pode chegar a 20 gramas por litro. Ele não é muito seco e nem muito doce, e pode agradar a paladares mais exigentes. No Demi-Sec, o açúcar pode chegar a até 60 gramas por litro.
Espumante doce
Por fim, o espumante doce tem dosagens de mais de 60 gramas de açúcar por litro. Também é chamado de moscatel e destinado para quem não dispensa uma bebida bastante adocicada.
E o que é champanhe?
É provável que você conheça o seguinte ditado: “todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne”. Mas por que ele é repetido por aí há tantos anos?
Bem, o champanhe é uma bebida desenvolvida na região francesa de Champagne. Ela é um vinho produzido com uvas de determinadas espécies, como a Pinot Noir, a Pinot Meunier e a Chardonnay.
Somente as bebidas produzidas com essas frutas e com a técnica específica da região podem ser chamadas de champanhe. Por isso, para que todo mundo possa beber algo similar e saboroso, surgiu o vinho espumante! Interessante, não?
Mas diante disso, qual bebida escolher?
A diferença entre champanhe e espumante está na geografia e nos processos de criação das bebidas. Mas não precisa se preocupar!
As duas contam com total qualidade, então a preferência vai de acordo com seu gosto pessoal ou mesmo com o preço. Afinal, os espumantes costumam ter um valor mais acessível e são produzidas por vinícolas e fazendas renomadas.
Por exemplo, a Fazenda Benedetti! Portanto, comemore qualquer ocasião e conquista com a tranquilidade de ter um espumante ímpar e delicioso em sua mesa.
Gostou de saber um pouco mais sobre essa curiosidade? Assine a nossa newsletter e receba mais novidades e artigos diretamente em seu e-mail!