Curiosidades

Existe diferença entre cachaça e aguardente?

2 min. leitura

Sabemos que a cachaça é uma bebida queridinha dos brasileiros, mas a verdade é que muita gente ainda confunde com a aguardente. Apesar de terem a matéria-prima em comum, a cachaça e a aguardente são bebidas diferentes, tanto é que existem regras de fabricação e comercialização definidas pela legislação brasileira.

E você, é da turma que acha que cachaça e aguardente são iguais? Então continue a leitura e descubra a diferença entre as bebidas!

Experiência degustativa da Cachaça

O que é cachaça?

De acordo com a legislação brasileira, a cachaça é uma bebida tipicamente brasileira, produzida a partir da destilação e fermentação do caldo da cana-de-açúcar.

O seu teor alcoólico deve ficar entre 38% e 48% e ter uma temperatura média de 20 graus Celsius. Apenas os destilados que se enquadrem nesses itens podem ser chamados e comercializados como cachaça.

Ao se adicionar ervas e/ou especiarias na cachaça, a sua comercialização deve ser como aguardente composta.

Também é interessante destacar que em 2020, foram registradas 4.743 marcas de cachaça, de acordo com a publicação “A Cachaça no Brasil: Dados de Registro de Cachaças e Aguardentes”, do Ministério da Agricultura. Esses números mostram o quanto a bebida é adorada não só no Brasil, mas no exterior.

Além da matéria-prima (cana-de-açúcar) e de sua graduação alcoólica, existem vários tipos de cachaça, confira:

  • Prata: também conhecida como cachaça branca ou tradicional, é uma bebida transparente.
  • Ouro: cachaça envelhecida. O tipo de madeira e o tempo dão cor à bebida.
  • Premium: cachaça armazenada pelo tempo mínimo de um ano em barris de madeira.
  • Extra premium: cachaça armazenada 100% em barris de madeira por no mínimo 3 anos.
  • Reserva Especial: cachaça envelhecida em barris de madeira por muitos anos ou com mix de madeiras.

O que é aguardente?

Já a aguardente é uma bebida produzida a partir da destilação de vegetais doces, como por exemplo: cana-de-açúcar, banana, laranja, beterraba, caju, milho, entre outros.

A palavra aguardente tem origem grega acqua ardentes e significa “água de fogo”. Muitos países têm a sua própria aguardente, como forma de expressar a sua cultura e história local.

De acordo com a legislação brasileira, a graduação alcoólica da aguardente é de 38% a 54%. Se a bebida tiver a mistura de ingredientes de origem animal ou vegetal, deve ser chamada e comercializada como aguardente composta.

Agora que você já sabe a diferença entre a cachaça e a aguardente, não existem motivos para confundir as bebidas, combinado?

E se você quiser provar as melhores cachaças de alambique, acesse a loja virtual da Fazenda Benedetti ou nos faça uma visita.

A Fazenda Benedetti produz há 100 anos cachaças de alambique premiadas e que agradam os paladares mais exigentes. Entre os principais rótulos, podemos destacar:

  • Cachaça Antonio Benedetti
  • Cachaça Giuseppe Benedetti
  • Cachaça Flor da Montanha Export
  • Cachaça do Gran Nonno Ouro
  • Cachaça do Gran Nonno Prata

Para adquirir a cachaça de alambique da Fazenda Benedetti, acesso nossa loja virtual

Siga a Fazenda Benedetti no Instagram e no Facebook para acompanhar todas as novidades!

Posts Relacionados
Curiosidades

Mel Benedetti: Uma História de Tradição e Qualidade Reconhecida com o Selo ARTE

3 min. leitura
Você já se perguntou o que torna um produto verdadeiramente artesanal? No mundo da apicultura, a Fazenda Benedetti acaba de alcançar um…
CuriosidadesDicas

Veja os Benefícios e Qual o Perfil de Pessoas que Buscam o Turismo Rural

4 min. leitura
O turismo rural vem tendo um aumento significativo na procura dos turistas nos últimos anos. Existem várias razões pelas quais as pessoas…
CuriosidadesDicas

O Que Motiva o Turismo Rural?

5 min. leitura
O turismo rural está sendo cada vez mais procurado pelos viajantes e a Fazenda Benedetti tradicional produtora de cachaças artesanais, pode promover…