Na sexta-feira santa, a cidade de Monte Alegre do Sul, Fazenda Benedetti e a região do Circuito das Águas Paulista realizam o tradicional “Fecha Corpo”. Ao participar desse dia sagrado, você terá a oportunidade de testemunhar uma prática que remonta a gerações, onde a fé se entrelaça com a cultura popular. Prepare-se para uma experiência única, onde as pessoas se reúnem para beber uma mistura de cachaça, guiné e arruda, acompanhada de pão com aliche.
O Que é Fecha Corpo?
O “Fecha Corpo” é mais do que uma simples superstição, é um dia de profundo significado religioso e cultural, praticada na cidade de Monte Alegre do Sul, Fazenda Benedetti e região do Circuito das Águas Paulista. Para muitos, é um momento de reflexão e renovação espiritual, alinhado com os valores da Sexta-Feira Santa. Embora não seja uma prática oficialmente reconhecida pela Igreja Católica, é respeitada como parte importante da cultura popular da região.
O Poder da Cachaça, Guiné e Arruda
A cachaça branca, bebida tipicamente brasileira, serve como base para mistura do “Fecha Corpo”. Sua função vai além do aspecto espiritual, atuando como um veículo para os outros ingredientes, como:
A guiné, também conhecida como petiveria ou paracoca, é uma planta medicinal de cheiro forte, rica em flavonoides, esteróis, popularmente utilizada para tratar dor de cabeça, ansiedade e em rituais de proteção. Já a arruda, famosa por suas propriedades místicas, é considerada uma erva aromática, para fins calmantes e poderosa contra energias negativas, produzidas pelo olhar de uma pessoa invejosa.
O Ritual do “Fecha Corpo”
Na manhã de Sexta-Feira Santa, prepare-se mentalmente ao acordar. Em um local tranquilo em meio a natureza, beba a mistura curtida, conhecida como “santo remédio” em pequena quantidade, acompanhada de pão com aliche e foque mentalmente nas suas intenções de proteção, vibrando boas energias.
Tradição do “Fecha Corpo” na Fazenda Benedetti
A tradição do “Fecha Corpo” na Fazenda iniciou com o Patriarca da Família, Antônio Benedetti, que preparava na lua cheia a famosa mistura com cachaça, guiné e arruda. Por conta da “fé” acredita-se que a bebida fecha o corpo contra a maldade carnal, espiritual e mantem o equilíbrio do corpo o ano todo.
Atualmente, o Sr. “Toninho” com 83 anos, segui os costumes da Família Benedetti e deixa o convite para aqueles que desejam fazer parte desse ritual, gratuitamente. Dia 18 de abril, sexta-feira Santa, na Fazenda Benedetti, a partir das 9:00h.
Lembrando, que o hábito não tem nada com religião, trate-se de uma crença mitológica.
Que esta experiência enriqueça sua compreensão das tradições e inspire você a valorizar e preservar nossas raízes culturais que mantêm, a mais de 100 anos.