Tomar um café especial logo pela manhã é a melhor forma de iniciar o dia, não é mesmo? Mas, para que você consiga sentir todas as notas sensoriais dessa bebida, é importante conhecer um processo minucioso e muito importante, a torra.
Controle da chama, da temperatura, do tempo e da qualidade dos grãos são essenciais para a torra sair perfeita e você conseguir degustar um café especial de qualidade.
Cada café é único e tem um perfil de torra específico, por isso, se você quer saber o que é torra e a sua importância para a produção de um bom café especial, continue a leitura!
O que é a torra?
A torra é um trabalho minucioso, praticamente uma ciência, que tem por objetivo explorar ao máximo o potencial de cada café, ou seja, realçar as suas melhores características: cor, sabor, aroma, corpo e acidez.
Apesar de envolver muita técnica, também é preciso atenção e sensibilidade da pessoa que está operando a máquina, afinal, cada café é único.
A torra é um processo rápido, dura de 7 a 15 minutos e todo o processo é cronometrado para se conseguir o melhor sabor do café especial. A temperatura dos grãos varia de 180°C a 240°C e são três fases principais: pirólise, caramelização e finalização.
Fases da torra
Apesar de ser um processo rápido, é preciso ficar atento a cada detalhe. Conheça um pouco mais sobre as três fases da torra!
Pirólise: na primeira fase, o calor do torrador tira a umidade e desidrata o grão verde. É nessa etapa que se trabalha o corpo da bebida e acontece a Reação de Maillard, um conjunto de reações químicas entre açúcares e aminoácidos.
Caramelização: 3 a 4 minutos depois já começa a fase de caramelização. Como o nome sugere, nesta etapa ocorre a doçura da bebida, pois os óleos essenciais e açúcares vão para a parte exterior do grão, deixando-o na cor marrom. Na caramelização ocorrem dois momentos importantes da torra. Quando os gases saem, o grão se expande e abre uma rachadura no seu corpo e, logo após é possível ouvir um barulho, como se fosse uma pipoca estourando.
Finalização: na fase final, o grão desenvolve o sabor. Quanto antes o café for retirado da máquina, mais ácido será o resultado. Aqui, os grãos são retirados do torrador e colocados em um local amplo para que a ventilação resfrie o café.
Tipos de torra
Basicamente, existem três tipos de torra de café:
Torra clara: realça a acidez e o aroma do grão com suavidade.
Torra média: ponto de equilíbrio entre as principais características do café. Normalmente acentua o corpo, como é o caso da torra do café Benedetti. Aqui chamamos de torra chocolate, pois destaca o corpo licoroso, com gosto caramelado e fundo frutado.
Torra escura: deixa o café com menor nível de acidez, mais amargor e menos corpo.
Importância da torra
Como vimos, a torra é um processo rápido, porém minucioso para se obter um excelente café especial. Mais do que uma cor ideal, essa etapa é importante para respeitar o perfil de torra de cada grão e realçar o que há de melhor: sabor, doçura, acidez.
Depois de conhecer o processo de torra, ficou com vontade de provar um café especial? Então a sua melhor escolha é o café Benedetti!
Clique aqui para ir direto para a nossa loja virtual. Aproveite para conhecer todas as delícias da fazenda, como doces, sucos, cervejas, vinhos, cachaça artesanal e muito mais.
Siga a Fazenda Benedetti no Instagram e no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!