Degustar um bom vinho envolve todo um ritual, não é mesmo? Que começa logo na hora de retirar a rolha da garrafa!
Mas você já parou para pensar por que a bebida é vedada dessa maneira? Ou qual é o sentido de existir diferentes de materiais para rolhas de vinho?
Para saber um pouco mais sobre o assunto e verificar as principais diferenças entre os tipos de rolhas, continue a leitura deste artigo!
Rolha de cortiça, uma opção tradicional em todo o mundo
As rolhas de cortiça são adotadas nas garrafas de vinho desde o século XVII. A cortiça é um material totalmente natural, extraído da casca de árvores como sobreiros e carvalhos que tenham pelo menos 25 anos de idade.
É a rolha mais durável, aderente e permeável, além de não deixar que o vinho tenha contato com o oxigênio e se estrague. Ela pode ser dividida em três tipos.
Rolha maciça
As rolhas de cortiça maciça são as que tem melhor qualidade. Firme, ela veda completamente a boca da garrafa mesmo se precisar ser recolocada.
Rolha de aglomerado de cortiça
Aqui, a cortiça é moída e unida com cola. Portanto, essa rolha tem a produção mais barata. Elas não são tão boas quanto as maciças, porque a mistura de materiais interfere no sabor e no aroma do vinho.
Rolha de champanhe
A rolha de champanhe tem a parte superior mais arredondada, para que seja possível puxar de uma vez. Daí a expressão “estourar um champanhe”. A parte que fica dentro da garrafa, em geral, é feita de cortiça maciça, enquanto a superior, de aglomerado de cortiça.
Rolha sintética, uma alternativa mais moderna
A rolha sintética é uma tentativa mais moderna de substituir o uso da rolha de cortiça. Entretanto, apesar de não estarem sujeitas a contaminação e não serem caras, não contam com durabilidade e vedação comprovadas.
Ou seja, é ideal apenas para rótulos mais jovens e mais baratos. E nem de longe é a favorita de apreciadores mais tradicionais devido a esse fator, além de não ser tão interessante esteticamente para quem preza por esse fator.
Rolha de vidro, uma novidade no mercado
Acredite, as rolhas de vinho feitas de vidro estão entrando de maneira tímida no mercado. Elas começaram a ser produzidas em meados dos anos 2000 e, apesar de quebráveis e mais frágeis, apresentam algumas vantagens.
Por exemplo, são completamente inertes. O que significa que não agregam cheiro ou sabor, e preservam totalmente as características do vinho. A vedação é boa por ter um apoio de um anel de silicone.
Mas seu uso ainda gera algumas polêmicas. Afinal, quem gosta de vinho, sempre tem o seu olhar direcionado primeiro para garrafas com rolha de cortiça maciça.
Como você pode ver, as rolhas de vinho são um tema muito amplo e realmente contam com muitas diferenças. Na hora de comprar a sua bebida, lembre-se sempre de avaliar as características da rolha.
Isso pode parecer um mero detalhe, mas o sabor e o aroma do seu vinho dependem totalmente dessa vedação. Fique atento!
Gostou de aprender um pouco mais sobre rolhas? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todo o universo dos produtos do Spazio Benedetti!