Diversas atividades e práticas atraem o turista para o espaço rural, além do clima. O desenvolvimento econômico na região é propício para atrair futuros moradores.
A maior renda da propriedade da terra está relacionada com lavouras e pecuária.
Os eventos de turismo rural são uma oportunidade de se manterem no negócio, ganharem rendimentos para se manterem no país e desenvolverem a consciência ambiental, mas claro, o que mais gostam é poder tratar os turistas com mimos que só um aldeão pode oferecer.
Atividades que atraem os turistas
O turismo rural utiliza os recursos naturais, históricos, culturais, tecnológicos e científicos da propriedade para criar eventos e proporcionar aos visitantes experiências inesquecíveis.
Pelo bom clima natural;
• Contato com a natureza;
• Buscam atividades no campo exclusivas para o grupo familiar;
• Querem conhecer a cultura local;
• Gostam de fazer compras;
• Querem paz e sossego;
• Preferem locais que oferecem interação e não só contemplação;
• Buscam por cantinhos onde é possível manter o distanciamento social;
• Querem atividades para os filhos, principalmente, as que oferecem contato com a terra, plantas e animais.
A importância do turismo rural
A importância do turismo rural começa com a criação de uma agradável oportunidade de promover a sustentabilidade e desenvolver diversas atividades no campo, o que dá ao turista a oportunidade de conhecer a região e as atividades agrícolas com mais detalhe.
Estabilização da economia local
Criação de empregos em indústrias indiretamente relacionadas, como comércio de commodities, engenharia civil, serviços públicos, etc.
Além disso, abre oportunidades de negócios diretos, como alojamento, lazer e férias. Outro aspecto também é a oportunidade de agregar valor aos produtos agrícolas da instituição, como a venda de produtos artesanais como comidas típicas da região.
Desenvolvimento econômico
O seu desenvolvimento deve sempre visar a coexistência harmoniosa das práticas agrícolas e dos modos de vida locais. Isto porque é uma proposta que honra as nossas raízes, sobretudo quando tanto diz e tanto começa a fazer pelo ambiente.
Descrever este tipo de turismo é também enfrentar duas realidades distintas: rural e urbana.
Com certeza será uma divertida oportunidade de passar um fim de semana de descanso, paz e conexão com a natureza em meio à agitação diária da cidade. Em busca de melhor qualidade de vida, as pessoas têm se mudado para o campo para se rejuvenescer.
O turismo rural tornou-se mais uma forma de renda, uma atividade que permite aos proprietários rurais manter suas propriedades produtivas, além de gerar empregos para os moradores locais.
Também aumenta a consciência e compreensão ambiental e automaticamente transforma os moradores em agentes de conservação, especialmente porque eles veem o turismo como uma fonte de economia.
Corresponde a uma forma de lazer saudável, que cuida do meio ambiente e preserva e valoriza os valores culturais e regionais.
Esta é uma boa razão para um país como o Brasil com suas grandes dimensões, diversidade cultural e grande número de propriedades agrícolas que favorecem uma economia agrária e o desenvolvimento regional.
Proteção ambiental
Outro tema importante é a proteção ambiental e a promoção da reprodução das espécies vegetais e animais, além da valorização da agricultura familiar.
Desta forma, passando a processar parte da produção para venda, as imobiliárias podem verticalizar diversas atividades e receber visitantes interessados em trabalhos de produção.
O turismo rural diversifica assim as oportunidades de trabalho e renda da sociedade. Além de promover a valorização do patrimônio cultural e natural dos destinos turísticos. No entanto, favorece o desenvolvimento interno em um sentido mais amplo e reduz a migração rural.
Quer entender o motivo do espaço rural atrair tantos turistas? Acesse nosso site e fique por dentro de tudo sobre o turismo rural.