Considerada e registrada como a bebida típica brasileira, a cachaça segue conquistando cada vez mais apreciadores. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o seu processo de produção e como isso impacta o produto.
No artigo de hoje, vamos explicar a diferença entre cachaça de alambique e cachaça industrial. Apesar da legislação brasileira não diferenciar essas categorias, ou seja, são produtos idênticos, existem diferenças que impactam diretamente na qualidade da bebida.
Quer saber a diferença entre cachaça de alambique e cachaça industrial? Continue a leitura e saiba mais!
O que é cachaça de alambique?
Apesar da legislação brasileira não criar essa diferenciação, é importante destacar que não é possível comparar as bebidas, pois os processos de produção são distintos.
Nesse sentido, a cachaça de alambique é produzida em escala reduzida e prezando a qualidade, normalmente por famílias. Desde o processo do plantio da cana-de-açúcar, passando para a colheita manual e sem a queima da matéria-prima, até a fermentação e o armazenamento em diferentes tipos de barris, a tradição passa de geração em geração.
A cachaça de alambique preza por leveduras naturais ou selecionadas, preservando as condições ideais de temperatura, Ph e higiene. Além disso, é fundamental separar a cabeça (primeira parte do processo de destilação, composta por etanol e aldeídos), o coração (parte nobre do destilado, com graduação alcoólica ideal e com qualidade) e a cauda (líquido presente no processo final da destilação).
Para uma cachaça de alambique de excelência, são descartados a cabeça e a cauda, aproveitando-se apenas o coração. Todo esse cuidado resulta em uma bebida equilibrada, tanto em sabor quanto em aroma.
O que é cachaça industrial?
Por outro lado, a cachaça industrial ou sistema de coluna preza pela alta produção, ou seja, dependendo da empresa pode chegar a milhões de litros da bebida por ano.
Para corresponder à demanda do mercado consumidor, o processo de fermentação da cachaça industrial não ocorre de forma natural, mas sim com a adição de aditivos químicos para acelerar o processo de produção e até o rendimento da bebida.
Qual a diferença entre cachaça de alambique e cachaça industrial?
Vimos que o processo de produção da cachaça industrial tem como principal objetivo a grande escala para atender os consumidores. Enquanto isso, a produção de cachaça de alambique ocorre em pequena escala, prezando sempre pela qualidade. Mas será que existem outras diferenças? É o que veremos a seguir!
– Aroma e sabor: a cachaça de alambique tem aroma e sabor equilibrados. São mais perceptíveis ao paladar, estimulando novas sensações. Em contrapartida, a cachaça industrial destaca o alcoólico, não preza por novos sabores e experiências.
– Destilação: a produção da cachaça de alambique ocorre por meio de destiladores de alambique de cobre. Isso resulta em uma bebida mais fina, pura e rica em aromas e sabores.
– Valor agregado: por ser produzida geralmente por famílias e em pequena escala, a cachaça de alambique mantém um processo detalhista, resultando em uma bebida de excelência e com valor agregado.
Independentemente do tipo de cachaça, artesanal ou industrial, é fundamental escolher bebidas com registro e selos, tanto da ANVISA quanto do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Isso garante que você consumirá uma bebida de acordo com as boas práticas de fabricação.
Conheça as cachaças Benedetti
Cachaça do Gran Nonno: armazenada há mais de 10 anos em tonéis de Carvalho Europeu, Amendoim e Jequitibá Rosa, a Cachaça do Gran Nonno nas versões Ouro e Prata possui sabor acentuado e paladar expressivo. Pode ser apreciada com shot ou na gastronomia.
Cachaça Antonio Benedetti: envelhecida por 9 anos em barril de Carvalho Americano, é uma edição limitada e comemorativa dos 90 anos da Fazenda Benedetti.
Flor da Montanha Estações: típica cachaça de cana de açúcar, é ideal para ser consumida o ano todo. Recomendada para a produção de coquetéis de frutas.
Flor da Montanha Export Prata: com aroma e paladar marcante, a cachaça é envelhecida por 5 anos em tonéis de Amendoim e Jequitibá Rosa.
Cachaça Giuseppe Benedetti Blend: a bebida é envelhecida durante 8 anos em barris de 200 litros de Carvalho Americano, Europeu e Umburana, originando um Blend de 3 madeiras. Isso garante notas sensoriais de carvalho tostado, coco e baunilha, originando um sabor único e inconfundível.
Você pode garantir a cachaça de alambique da Fazenda Benedetti diretamente em nossa loja virtual. Clique aqui para navegar pelo site e escolher a melhor cachaça de alambique.
Curta nossas páginas no Instagram e no Facebook para não perder nenhuma novidade!