A cachaça é uma bebida queridinha dos brasileiros, porém já sofreu muito preconceito, não sendo considerada uma bebida nobre. Entretanto, esse aspecto vem mudando e conquistando cada vez mais apreciadores.
Além disso, a partir de 2022 o Sommelier de Cachaça passa a ser reconhecido como profissão, um grande avanço para a categoria e para o universo da cachaça (clique aqui para saber mais).
Quer comemorar o Dia Nacional da Cachaça em grande estilo? Continue a leitura para entender mais sobre essa bebida surpreendente!
O que é cachaça?
De acordo com a Portaria nº 339, de 28 de junho de 2021, do Diário Oficial da União, “cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de trinta e oito a quarenta e oito por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares.”
Portanto, a cachaça é uma bebida alcoólica tipicamente brasileira, produzida a partir do caldo de cana fermentado e destilado. Caso a bebida não cumpra uma destas características, ela é considerada aguardente de cana-de-açúcar.
13 de setembro
Você sabia que a cachaça tem um dia exclusivo? Isso mesmo! No dia 13 de setembro de 1661, uma revolta popular contra a Coroa portuguesa, ocorrida no Rio de Janeiro, oficializou a fabricação e venda da cachaça no Brasil.
O movimento ficou conhecido como Revolta da Cachaça e o Instituto Brasileiro da Cachaça adotou esse dia para homenagear a bebida e toda a sua história.
Tipos de madeira
Quem gosta de cachaça sabe o quanto a bebida fica saborosa quando envelhecida em um barril de madeira, não é mesmo?
O barril transfere características de aroma, sabor e coloração ao destilado, deixando-o com paladar único.
Os principais tipos de madeira utilizados são: Umburama, Jequitibá Rosa, Balsamo, Grapia, Louro Canela, Jatobá, Cabreuva, Carvalho Europeu, Americano e Francês.
Tipos de Cachaça
Se você está iniciando no universo das cachaças é importante saber que existem muitos tipos, entretanto estão divididas em duas versões:
– Versão “prata” (coloração cristalina)
– Versão “ouro” (coloração dourada)
A versão “ouro” recebe outras subdivisões que envolvem o tempo de envelhecimento:
– Ouro Premium: 1 a 3 anos de envelhecimento
– Outro Extra Premium: acima de 3 anos de envelhecimento. A Cachaça Antonio Benedetti, por exemplo, é envelhecida por 9 anos em barril de Carvalho Americano.
Conhecer os tipos de cachaça te ajuda no momento de harmonizar a bebida. Veja os exemplos:
A Cachaça do Gran Nonno Prata possui aroma acentuado e paladar expressivo, por isso harmoniza com pratos de sabor leve, como frutos do mar e frango.
Já a Cachaça do Gran Nonno Ouro é ideal para ser apreciada na versão original e harmonizada com pratos de sabores densos e ricos.
Como degustar?
Para apreciar todo o sabor da cachaça e elevar o nível da experiência, é importante seguir alguns passos:
Aspecto: independente da versão escolhida, a cachaça deve ser transparente.
Aroma: na sequência, sinta o aroma. É interessante que seu olfato se acostume com o cheiro da cana-de-açúcar e da madeira presentes na bebida.
Agite o copo: use um copo ou uma taça para agitar a bebida em círculos e analisar o movimento, que deve ser lento, destacando toda a sua densidade.
Deguste: por fim, prove a bebida em alguns goles. Assim, você consegue sentir todo o sabor que a bebida proporciona.
Onde comprar?
Nossa família tem mais de 90 anos de tradição produzindo cachaças de qualidade e premiadas no Brasil e no exterior.
Clique aqui para escolher a sua cachaça preferida e siga a Fazenda Benedetti no Instagram e no Facebook para conferir todas as novidades!