Sabe o sabor indescritível da cachaça Benedetti? Ela é conquistada a partir de todo o carinho presente em nossa produção artesanal. E essa história não é de hoje, tudo começou com a imigração da família para o Brasil, por volta de 1880, direto da província de Trento, na Itália.
Os italianos, em busca de melhores condições de vida – por conta das transformações políticas, sociais e econômicas -, começaram a migrar para outros lugares, e o Brasil se mostrou como uma excelente opção, pois precisava de mão de obra para substituir os escravos nas plantações de café.
Dentre os milhares de esperançosos, estava a primeira geração da Família Benedetti. A família, liderada por Antonio Benedetti, desembarcou na região de Amparo e Serra Negra e se estabeleceu como meeiros de café.
Aos poucos a família prosperou, foi comprando pequenos pedaços de terra e os negócios progrediram.
Porém, com a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, muitos negócios foram à falência, afinal a exportação do café foi afetada. Mas há males que vêm para o bem.
Como pagamento de uma dívida, Antonio Benedetti recebeu um alambique de cobre de 80 litros, dois burros e a oportunidade de produzir a melhor cachaça da região. Nessa época, a fazenda já tinha áreas destinadas à plantação da cana-de-açúcar.
Antes produzida apenas para o consumo da família e amigos, a cachaça se popularizou tanto que se tornou a principal atividade econômica da Fazenda Benedetti.
Como é a produção da cachaça Benedetti?
Quando falamos da produção da cachaça Benedetti, não podemos deixar de citar Giuseppe Benedetti, o querido e amado Tio Zé. Homem íntegro, trabalhador, herdou do pai os ensinamentos e continuou o legado de mestre alambiqueiro na produção de cachaça artesanal de qualidade.
Giuseppe foi um visionário, pois na década de 70, inovou o método de produção da cachaça na Fazenda Benedetti. Por meio de um projeto robusto, construiu uma nova linha de produção para a bebida: inseriu equipamentos sustentáveis movido a vapor – que é gerado a partir da queima do bagaço da cana.
Mas a produção da cachaça Benedetti começa bem antes!
Quando a cana-de-açúcar atinge o ápice da maturação, os colhedores fazem o corte manual e a preparam para o transporte até a indústria. Na indústria, a cana passa pelo processo de extração do caldo por meio do engenho a vapor.
O caldo extraído parte para o processo de fermentação natural, onde transforma os açúcares em álcool. Na sequência, a destilação é responsável por separar todas as substâncias formadas pela fermentação.
Para acentuar as características do destilado, deixando-o mais saboroso, a cachaça é armazenada em tonéis de madeiras por um texto específico. Após o tempo de descanso, a cachaça Benedetti estará pronta para a comercialização.
Cachaça Giuseppe Benedetti: o legado continua!
O sucesso do empreendimento foi tanto, que ainda utilizamos essas mesmas estruturas para produção de cachaça de alambique.
E para manter vivo o amor e a excelência em cachaça, temos a honra de apresentar a Cachaça Giuseppe Benedetti!
Envelhecida por 8 anos em barris de Carvalho Americano de 200 litros, resulta em uma bebida de coloração levemente dourada.
A Cachaça Giuseppe Benedetti conquistou duas medalhas no 10º Concurso Anual e Nacional da Cachaça, Bebidas Mistas com Cachaça e outros Destilados produzidos no Brasil, a Expocachaça 2021. Ganhou a Medalha Prata na categoria “Cachaças Madeiras Estrangeiras” (Carvalho Europeu) e a Medalha Mérito Sensorial na categoria “Blend de Madeiras”.
E aí, que tal provar o lançamento da Fazenda Benedetti? Você pode adquirir a Cachaça Giuseppe Benedetti diretamente em nossa loja virtual ou em nosso empório. No site você encontra:
– Cachaça Giuseppe Benedetti Carvalho Americano: envelhecida por 8 anos em barris de Carvalho Americano de 200 litros, origina uma bebida de coloração levemente dourada.
– Cachaça Giuseppe Benedetti Carvalho Francês: envelhece por 8 anos em barris de Carvalho Francês de 200 litros, originando uma bebida com notas de amêndoas, baunilha e outros sabores frutados.
– Cachaça Giuseppe Benedetti Blend: durante 9 anos, a cachaça permanece envelhecendo em barris de Carvalho Americano, Europeu e Umburana de 200 litros, originando um blend de 3 madeiras, com notas sensoriais de carvalho tostado, coco e baunilha.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a nossa história?
Siga a Fazenda Benedetti no Instagram e no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!