Curiosidades

Sommelier de Cachaça é reconhecida como profissão

2 min. leitura

A cachaça é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros e conquistar o reconhecimento oficial da profissão de Sommelier de Cachaça é um grande avanço!

A partir de 2022, a profissão passa a ser reconhecida pelo Governo Federal e fará parte da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O Sommelier de Cachaça também terá uma lista de palavras sinônimos para a atividade: Cachacier, Cachacière, Cachacista, Cachaceiro e Cachaceira.

O Sommelier de Cachaça vem ganhando cada vez mais espaço, mas você sabe qual a sua função e a sua importância? Continue a leitura para saber mais!

Sommelier de Cachaça: o que é?

O Sommelier de Cachaça é o profissional qualificado responsável por conhecer tudo sobre cachaça. Por meio de muito estudo e dedicação, o sommelier precisa ter um amplo conhecimento sobre o processo de produção, os tipos de fermentação e a variedade de madeiras que são utilizadas durante o envelhecimento do destilado.

Complementando a sua atividade, o profissional está em contato direto com o cliente, ajudando na escolha dos melhores rótulos e orientando sobre as harmonizações.

Com tantas opções de cachaças no mercado, o sommelier é muito importante para ajudar de forma eficiente o consumidor cada vez mais exigente.

A Cachaça no Brasil

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2020 o número de produtores de aguardente e cachaça registrou um aumento de 4,14% quando comparado com o ano anterior, e a região Sudeste possui o maior percentual de estabelecimentos registrados para a produção de cachaça, 68,7%.

A partir dessas informações, que tal conhecer a Fazenda Benedetti, tradicional produtora de cachaças artesanais do Circuito das Águas Paulista?

Com mais de 90 anos de tradição, qualidade e muito carinho em tudo o que faz, na fazenda você encontra cachaças premiadas. Confira!

Cachaça Flor da Montanha Export Prata

Produzida desde 1929 pela família Benedetti, a Cachaça Flor da Montanha homenageia a cidade de Amparo. Seu processo de produção passa por uma colheita manual, sem queima da palha, a destilação é realizada em alambique de cobre e envelhecida em tonéis de amendoim e jequitibá rosa, por cerca de 5 anos.

Em 2014 conquistou selo Ouro no Concours Mondial Spirit Selecion Bruxelas e 2018 selo Prata na Expocachaça Belo Horizonte, concedido por sua qualidade única e pela impressão acima da média de equilíbrio e expressão, conquistando os mais diferentes apreciadores.

Cachaça Antonio Benedetti

A Cachaça Antonio Benedetti é uma edição limitada em homenagem ao patriarca da família. Feita a partir de uma colheita selecionada e envelhecida em barril de Carvalho, o seu processo é 100% artesanal. Controle minucioso da temperatura e da luminosidade e armazenamento em adega de pedra fazem toda a diferença no sabor.

Em 2019, a Cachaça Antonio Benedetti conquistou o selo Ouro na Expocachaça 2019 em Belo Horizonte.

Mais do que provar uma cachaça, aqui na Fazenda Benedetti você vivencia uma experiência incrível! Esperamos você!

Posts Relacionados
Curiosidades

Mel Benedetti: Uma História de Tradição e Qualidade Reconhecida com o Selo ARTE

3 min. leitura
Você já se perguntou o que torna um produto verdadeiramente artesanal? No mundo da apicultura, a Fazenda Benedetti acaba de alcançar um…
CuriosidadesDicas

Veja os Benefícios e Qual o Perfil de Pessoas que Buscam o Turismo Rural

4 min. leitura
O turismo rural vem tendo um aumento significativo na procura dos turistas nos últimos anos. Existem várias razões pelas quais as pessoas…
CuriosidadesDicas

O Que Motiva o Turismo Rural?

5 min. leitura
O turismo rural está sendo cada vez mais procurado pelos viajantes e a Fazenda Benedetti tradicional produtora de cachaças artesanais, pode promover…